top of page
Buscar
  • escritorioaffonsoe

Quais Direitos Quanto Ao FGTS Negativo



 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativo refere-se às contas do FGTS que não recebem mais depósitos de empregadores devido à rescisão do contrato de trabalho. Muitos trabalhadores possuem saldos em contas inativas, resultado de empregos anteriores, e têm o direito de sacar esses valores. Desde 2017, o governo brasileiro tem promovido a liberação desses recursos, permitindo que os trabalhadores utilizem o dinheiro para diversas finalidades, como pagamento de dívidas, investimentos ou até mesmo para melhorias em suas condições financeiras.


Para realizar o saque do FGTS inativo, é necessário ficar atento aos calendários de pagamento divulgados pela Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela gestão do FGTS. Os saques geralmente são organizados de acordo com a data de nascimento do trabalhador e podem ser realizados em agências bancárias, casas lotéricas ou através do aplicativo FGTS. É importante ressaltar que o saque do FGTS inativo não está sujeito a prazos, ou seja, o trabalhador pode retirar o dinheiro a qualquer momento, não havendo obrigatoriedade de saque dentro de um período determinado.


Apesar das facilidades proporcionadas pela liberação do FGTS inativo, é essencial que o trabalhador esteja ciente dos seus direitos e das orientações fornecidas pela Caixa Econômica Federal para evitar fraudes ou problemas durante o processo de saque. Além disso, é recomendável manter os documentos pessoais e relacionados ao FGTS em dia, facilitando eventuais consultas ou contestações. O FGTS inativo representa uma oportunidade para muitos trabalhadores de fazerem bom uso de recursos que estavam parados e contribuir para o fortalecimento de suas finanças pessoais.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page